quarta-feira, outubro 25, 2006

Princípios de Pestalozzi para o Ensino da Música (1830)

Ao comparar os princípios pedagógicos elaborados por Pestalozzi (1830) com a prática da vasta maioria do ensino da música no nosso país, é fácil detectar um um grande distanciamento entre ambos. Contudo, os princípios abaixo descritos continuam actuais e são aplicáveis ao ensino da música, seja no contexto das aulas de formação musical como no contexto das aulas de instrumento.
  1. Ensinar sons antes dos sinais visuais, e fazer com que a criança aprenda a cantar antes de aprender as notas na pauta, ou os seus nomes.
  2. Orientar a criança para, ouvindo e imitando sons, prestar atenção ao seu efeito agradável e desagradável, em vez de explicar essas coisas por palavras. Numa só palavra: Ensinar de forma activa
  3. Ensinar apenas uma coisa de cada vez – ritmo, melodia e expressão, que devem ser ensinadas e praticadas separadamente, antes de a criança ser confrontada com a tarefa difícil de prestar atenção a todos os elementos ao mesmo tempo.
  4. Fazer com que a criança pratique cada passo até dominar esse passo com mestria. Quando chegar a este ponto pode passar para o próximo passo.
  5. Ensinar os princípios teóricos ou a teoria depois da prática.Analisar e praticar os elementos do som de modo a aplicá-las à música.
  6. Fazer corresponder o nome das notas (na pauta) às notas usadas na música instrumental
in (McPherson, P. (2002:99 - 113) The Science & Psychology of Music Perfomance; Oxford University Press)

terça-feira, outubro 10, 2006

Porque é tão frequente a relação entre a aprendizagem da música e a lingua materna?

FACTORES:

Porque ambas implicam a compreensão de fenómenos sonoros:

Na linguagem, essa compreensão passa:

  • pelo contacto com o som das palavras
  • pela atribuição de um significado ao som das palavras
  • pela manipulação do aparelho fonador (músculos) de maneira a produzir palavras
  • pela compreensão das regras de sintaxe pela experiência

Na música, essa compreensão passa:

  • pelo contacto com as propriedades do som (usualmente associados à cultura expecífica dos progenitores)
  • pelo manipulação (guiada) dos fenómenos musicais, utilizando para isso os músculos.
  • pela reconhecimento auditivo dos fenómenos sonoros
  • pela compreensão auditiva de regras formais, harmónicas, rítmicas, melódicas (implícitas na música)

Porque ambas implicam o domínio de competências:

  • Na linguagem, saber expressar-se implica articular músculos ao nível da motricidade fina (oromotricidade). Falar é uma actividade performativa.
  • Na música espera-se que quem aprende seja capaz de articular músculos ao nível da motricidade fina (vocal ou instrumental). Fazer música (tocar/cantar) é uma actividade performativa

Porque ambas se manifestam em três níveis:

  • Escuta/Oralidade
  • Leitura
  • Escrita
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