quarta-feira, agosto 29, 2007

Aprender a Cantar para Aprender a Tocar

Um estudo realizado por Lisboa (citado em Mills, 2003) sugere que aprender a cantar de cor a peça (as peças) antes de a ler ou tocar, melhora o desempenho dos alunos por diminuir o número de erros dados e por melhorar o nível de expressividade apresentada.

A possível justificação para os resultados obtidos no estudo é: antes de começarem a ler ou a tocar a peça, os alunos já tinham desenvolvido uma '
representação mental' da peça.

Estes resultados não são conseguidos quando as crianças aprendem as peças por: 1. descodificar a notação musical, e 2. compreender 'visualmente' a estrutura da peça. Portanto, urge repensar algumas das estratégias usadas por professores de instrumento, sobretudo ao lidar com crianças.


Mills, J. (2003) Musical Performance: crux or curse of music education? Psychology of Music, 31(3), 324-339


segunda-feira, agosto 27, 2007

Competências envolvidas na aprendizagem de um instrumento

Aprender a tocar um instrumento envolve a aquisição de uma enorme variedade de competências: auditivas, motoras, expressivas, performativas e no caso do ensino especializado envolve também a aquisição de competências de leitura. É relativamente extensa a bibliografia a comprovar a complexidade envolvida na aquisição de cada uma dessas competências: Competências Auditivas (Dowling & Harwood, 1986; Cook, 1994), Competências Motoras (Sloboda, 1986), Competências Performativas (Sloboda & Davidson, 1996; Gabrielsson, 1999), Competências Expressivas (Clarke, 1995) e Competências de Leitura (McPherson & Gabrielsson, 2002).


Clarke, E. (1995) Expression in Performance: generativity, perception and semiosis.In Rink, J. (Ed.), The Practice of Performance – Studies in Musical
Interpretation. New York: Cambridge University Press
Cook, N. (1994) Perception: A Perspective from Music Theory. In Aiello, R. &
Sloboda, J. (Eds.), Musical Perceptions. New York: Oxford University Press
Dowling, W. J. & Harwood, D. L. (1986) Music Cognition, California: Academic Press
Gabrielsson, A. (1999) The Performance of Music. In Deutsch, D. (Ed.), The Psycology of Music. New York: Academic Press
McPherson, G.E. & Gabrielsson, A. (2002) From Sound do Sign. In Parncutt, R. & McPherson, G.E. (Eds.), The Science &
Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press
Sloboda, J.A. (1986) The Musical Mind: The cognitive Psychology of Music.
New York: Oxford University Press
Sloboda, J. A. & Davidson, J. (1996) The young performing musician. In Deliège, I. & Sloboda, J. A. (Eds.) Musical Beginings. New York: Oxford University Press


Google