tag:blogger.com,1999:blog-240482232024-03-12T23:17:00.017+00:00Pedagogia MusicalBlog dedicado a assuntos relacionados com a pedagogia e o ensino da música, de todos os tipos de música.Unknownnoreply@blogger.comBlogger70125tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-72907657520702616192008-11-07T11:26:00.002+00:002008-11-07T11:32:50.638+00:00Experiência de Fluxo na Aprendizagem[A] ideia de Flow, ou fluxo, que os visados usam habitualmente para descrever este tipo de experiências intensas está na base do trabalho desenvolvido por Mihaly Csikszentmihaly que estudou o fenómeno na perspectiva da psicologia. O seu trabalho confirma que estas experiências são poderosas promotoras da aprendizagem e a descrição que o autor faz dos componentes do fluxo é extremamente Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-26865484480933402112008-10-22T17:16:00.005+01:002008-10-24T13:12:02.388+01:00Seminário - Avaliação e Planificação em MúsicaSeminário a realizar-se no próximo dia 14 de Novembro na ESMAE (Porto).Objectivos:Entender o conceito de 'Objectivos Comportamentais', e aplicá-lo quer à planificação, quer à avaliaçãoElaboração de Sequências de Aprendizagem aplicadas à Formação MusicalO que está envolvido na avaliação em Música (especificidades)De que forma se articulam a planificação, programação e avaliação em MúsicaPara Unknownnoreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-68022304657309545452008-10-09T10:14:00.003+01:002008-10-09T10:21:42.966+01:00Acesso à ESML 2008/2009 - 2ª Fase ANO LECTIVO DE 2008/2009 Este ano ainda é possível vir estudar para a Escola Superior de Música de Lisboa e estrear o novo edifício situado no Campus de Benfica junto à Escola Superior de Educação e à Escola Superior de Comunicação Social.CONCURSO DE ACESSO À LICENCIATURA EM MÚSICA - 2ª Fase (vagas) VARIANTE DE EXECUÇÃO - RAMO: Cordas Dedilhadas (Harpa)VARIANTE DE EXECUÇÃO - RAMO: Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-76431742740212584382008-10-08T22:32:00.005+01:002008-10-08T22:42:47.080+01:00Aprendizagem Instrumental: Importância da Escolha de Estratégias de Estudo AdequadasOs professores de música de uma forma geral reconhecem a enorme importância do estudo e da discussão de técnicas específicas com os alunos durante as aulas. A maior parte dos professores percebe a importância de encorajar os alunos a utilizarem diferentes abordagens no estudo em casa, começar uma peça nova muito devagar, aumentar gradualmente a velocidade e a fazerem uma análise da peça antes de Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-42647006946086428052008-10-01T14:59:00.023+01:002008-10-01T18:00:26.589+01:00Eu toco Flauta de BiselLivro/CD ‘Eu toco flauta de Bisel’, de Joana Amorim e Vasco Negreiros. <!--[endif]-->Descrição e enquadramento do Livro/CD O presente livro, editado pela AvA Musical Editions, com o apoio do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tem duas valências: Ser a base da iniciação à Flauta de Bisel em conservatórios e Escolas de Música;Ser a base Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-48062277072067157402008-09-26T11:12:00.004+01:002008-09-26T11:37:29.728+01:00A questão da universalidade da músicaA questão da universalidade da música pode ser vista por dois prismas.Em determinados grupos associados à etnomusicologia permanece uma perspectiva "romântica" generalizada de que toda a música tem propriedades idênticas, e que essas propriedades são independes da influência cultural. Essa perspectiva atinge um certo dramatismo quando se afirma que a mera exposição à música do mundo pode Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-56191782016777396002008-08-28T16:51:00.002+01:002008-08-28T16:55:24.022+01:00Acção de Formação - A Formação Musical no Ensino EspecializadoAcção de Formação a realizar-se nos próximos dias 1, 2, 3 e 4 de Setembro no Conservatório Regional da Horta, dirigido professores do Ensino Especializado de Música.Objectivos:Discutir o papel da Formação Musical no Ensino EspecializadoContextualizar historicamente o processo de aprendizagem musical na Música OcidentalApresentação de Sequências de Aprendizagem para competências melódicas, Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-62923259883200232372008-07-02T00:48:00.002+01:002008-07-02T01:06:11.023+01:00Alteração nas regras de apoio financeiro a escolas de músicaO Público de 1 de Julho apresentava a seguinte notícia que interessa de todos os que estão ligados à aprendizagem musical no ensino especializado particular:O Ministério da Educação estabeleceu novas regras de apoio financeiro às escolas de música do ensino particular ou cooperativo, com base no critério do custo anual por aluno.Segundo uma nota do ministério, "os estabelecimentos de ensino Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-5288975487548809302008-06-29T08:10:00.002+01:002008-06-29T08:15:04.246+01:00Seminário - Talento e Aprendizagem MusicalSeminário a realizar-se nos próximos dias 30 de Junho e 1 de Julho na ESMAE (Porto).Objectivos:Apresentação de dois paradigmas que influenciam a Aprendizagem MusicalImplicações dos dois paradigmas para a Aprendizagem MusicalDiscussão sobre as vantagens e os problemas do uso das baterias de testes de Seashore, Wing, Bentley, Gordon e Colwell, na selecção de alunos para as escolas de ensino Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-49209763562625179192008-05-30T15:26:00.002+01:002008-05-30T15:33:24.158+01:00Forte atracção pelo instrumentoUm dos factores de sucesso na aprendizagem é o grau de atracção que a criança sente pelo instrumento que está a tocar (Kemp & Mills, 2002). As crianças que ‘adoram’ o seu instrumento, tendem a gastar mais tempo a estudar, tendem a estabelecer objectivos pessoais relacionados com o instrumento e a desenvolver motivação intrínseca mais cedo. As crianças a quem falta esta relação de atracçãoUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-44024729598177021532008-05-20T14:39:00.003+01:002008-05-20T14:45:27.468+01:00Acção de Formação - Motivação na Aprendizagem MusicalAcção de Formação a realizar-se nos próximos dias 17, 18 e 19 de Julho na Escola de Música de Perosinho (V.N. Gaia), dirigido professores do Ensino Especializado de Música.Objectivos:Discutir o papel da Motivação na Aprendizagem MusicalDiscutir a importância da aquisição de competências Meta-cognitivas para a aprendizagem instrumentalDiscutir o papel dos professores na aquisição destas Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-54985037022572018512008-05-20T14:35:00.001+01:002008-05-20T14:39:07.955+01:00Testes de Aptidão - SeashoreCarl Seashore criou, no ano de 1919, aquela que foi a primeira bateria de testes destinada a medir capacidades musicais (Seashore Measures of Musical Talents). Seashore achava que a aptidão musical se podia resumir na discriminação auditiva de fenómenos sonoros e/ou de elementos musicais.Seashore achava também que as capacidade de reconhecimento auditivo era determinada geneticamente, portanto o Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-85121659426588200092008-05-02T16:05:00.005+01:002008-05-11T21:38:06.454+01:00Acção de Formação - Provas de Admissão no Ensino EspecializadoAcção de Formação a realizar-se nos próximos dias 15, 16 e 17 de Maio no Conservatório de Música de Ponta Delgada (S. Miguel/Açores), dirigido exclusivamente para o grupo de professores que integram a equipa designada para elaborar as provas de admissão ao Conservatório para o ano lectivo 2008/09.Objectivos:Apresentar e discutir a selecção de alunos no ensino especializadoApresentar e discutir asUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-29454981257764577032008-04-29T09:21:00.000+01:002008-04-28T23:11:16.250+01:00Seminário "O papel dos pais na Aprendizagem Musical"Seminário a realizar-se no próximo dia 23 de Maio no Conservatório de Música da Maia (19-22h) dirigido a pais de crianças que frequentam Escolas de Ensino Especializado de Música.Objectivos:Ajudar os pais a entender o que está envolvido em aprender música no ensino especializadoRealçar o papel dos pais ao longo do processo de aprendizagemAjudar os pais a melhorarem a qualidade das suas Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-59874759256595810702008-04-28T09:49:00.005+01:002008-05-07T10:27:35.366+01:00Acção de Formação - "O Conceito da Educação Musical de Zoltán Kodály"Destinatários: Professores de Educação Musical do Ensino Básico e Professores do Ensino Vocacional (dispensados do pagamento do curso) Objectivos gerais: Promover o conhecimento teórico e prático do conceito de educação musical de Zoltán Kodály. Reflectir sobre a sua aplicação em Portugal. Estabelecer paralelos entre as obras de Fernando Lopes-Graça e Zoltán Kodály como compositores e Unknownnoreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-64392016231537892652008-04-08T23:29:00.006+01:002008-04-08T23:46:31.586+01:00Canto - problemática da selecção e aprendizagemMais do que em qualquer outra área, o conceito de talento é amplamente utilizado no domínio do canto, sendo frequentemente evocado como critério de selecção e avaliação. É especialmente utilizado como factor discriminatório aquando da determinação de quem deve receber instrução ou como justificação para o insucesso. Assim, é importante examinar a validade deste conceito, compreender a sua Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-71588523980701025482008-03-26T16:15:00.003+00:002008-03-26T16:43:41.124+00:00A importância da análise na fase inicial da aprendizagem musicalA Análise é vista, por vezes, como a disciplina teórica em que o aluno aprende a identificar progressões harmónicas no papel, dividir uma peça em partes lógicas, complementando esta aprendizagem com uma prática composicional superficial – as técnicas de composição. Para tal é requerido que os alunos tenham uma formação musical anterior considerável, sendo este o curso básico (5º grau), no caso Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-22324610319452659912008-03-24T09:18:00.009+00:002008-03-24T11:59:44.872+00:00Edwin Gordon - Testes de Aptidão iiFoi dito já que os testes foram desenhados, elaborados, testados e validados com um fim, o de medir o grau de Aptidão Musical. Foi dito também que Gordon defende que com a devida orientação formal a aptidão musical pode desenvolver-se, estando apenas limitada por um limite temporal máximo, os 9 anos de idade.No entanto, a discussão não está centrada na validade dos testes de Gordon, mas sim na Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-21880061016863989122008-03-20T13:00:00.005+00:002008-03-21T00:32:08.851+00:00Edwin Gordon - Testes de AptidãoSão os testes de aptidão desenvolvidos e testados por Gordon adequados para se elaborarem provas de admissão a escolas do ensino especializado?A resposta clara e inequívoca é: NÃO.As razões principais estão apresentadas nos últimos dois posts. O paradigma em que assentam os testes não é adequado visto que não leva em conta factores essenciais para o processo de aprendizagem, e o fim para o qual Unknownnoreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-56239683180956301432008-03-20T09:37:00.004+00:002008-03-21T00:31:51.493+00:00Edwin Gordon e o paradigma da Aptidão Musical IIEdwin Gordon defende a realização dos testes de aptidão com o objectivo de ajudar os professores a determinar que elementos (ao nível do ritmo, melodia, harmonia...) necessitam ser reforçados no plano de desenvolvimento de aptidão de cada criança.Se levarmos em conta que Gordon garante que a aptidão musical individual pode aumentar até ao limite máximo de 9 anos, então a realização dos testes de Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-9569056029332646692008-02-29T11:52:00.006+00:002008-03-20T10:22:38.893+00:00Edwin Gordon e o paradigma da Aptidão Musical IA Teoria da Aprendizagem Musical (TAM) criada por Edwin Gordon (discípulo de Carl Seashore, pai dos testes de aptidão), está alicerçada no paradigma da aptidão ou talento musical, onde se atribui um papel relevante à propensão genética para a aquisição de competências musicais.Mesmo admitindo, tal como Gordon defende, que durante o período que vai desde o momento em que o feto passa a ouvir aindaUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-23123735382992784812008-02-25T08:54:00.005+00:002008-02-25T09:04:18.235+00:00O Ensino Especializado de Música na MadeiraNuma altura em que se discutem os contornos das 'reformas' ao nível do Ensino Especializado em Portugal, saiu recentemente uma notícia acerca da posição assumida pelo Governo Regional da Madeira.Para ler a notícia, basta carregar no link.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-14217559488258059812008-02-14T15:04:00.004+00:002008-02-14T15:20:03.990+00:00Propostas para o Ensino Especializado - (Abril 2007)Por ocasião dos debates sobre o ensino especializado, foi subscrito um documento por aproximadamente 60 escolas de música (ensino secundário e superior) contendo uma posição sobre o documento de trabalho produzido pelo Ministério da Educação com propostas para reorganização do ensino especializado.Para quem está a acompanhar com atenção estes acontecimentos recentes relativos ao ensino Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-8516193807690795682008-02-07T09:11:00.000+00:002008-02-07T09:27:54.136+00:00Treino MentalO treino mental é uma actividade que contribui para "melhorar a performance da nossa mente" (Margarida F. Santos).Visto que as actividades de performance e ensino são muito exigentes em termos mentais, músicos e professores são aconselhados a dedicar tempo de forma regular ao treino mental.Também os alunos de música, sobretudo os que aprendem em escolas de ensino especializado, seriam Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-24048223.post-20182069084503351762008-01-25T15:30:00.000+00:002008-02-07T09:34:24.985+00:00O Fim do ConservatórioO Ministério da Educação parece estar decidido a modificar as competências das escolas de ensino especializado, públicas e privadas.A confirmarem-se a retirada das Iniciações Musicais (que está na base da melhoria significativa da qualidade dos alunos que chega ao ensino superior), e a oportunidade para crianças que, apesar de terem níveis de desempenho elevado, querem seguir outra actividade a Unknownnoreply@blogger.com0