Porque ambas implicam a compreensão de fenómenos sonoros:
Na linguagem, essa compreensão passa:
- pelo contacto com o som das palavras
- pela atribuição de um significado ao som das palavras
- pela manipulação do aparelho fonador (músculos) de maneira a produzir palavras
- pela compreensão das regras de sintaxe pela experiência
Na música, essa compreensão passa:
- pelo contacto com as propriedades do som (usualmente associados à cultura expecífica dos progenitores)
- pelo manipulação (guiada) dos fenómenos musicais, utilizando para isso os músculos.
- pela reconhecimento auditivo dos fenómenos sonoros
- pela compreensão auditiva de regras formais, harmónicas, rítmicas, melódicas (implícitas na música)
Porque ambas implicam o domínio de competências:
- Na linguagem, saber expressar-se implica articular músculos ao nível da motricidade fina (oromotricidade). Falar é uma actividade performativa.
- Na música espera-se que quem aprende seja capaz de articular músculos ao nível da motricidade fina (vocal ou instrumental). Fazer música (tocar/cantar) é uma actividade performativa
Porque ambas se manifestam em três níveis:
- Escuta/Oralidade
- Leitura
- Escrita
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