terça-feira, outubro 10, 2006

Porque é tão frequente a relação entre a aprendizagem da música e a lingua materna?

FACTORES:

Porque ambas implicam a compreensão de fenómenos sonoros:

Na linguagem, essa compreensão passa:

  • pelo contacto com o som das palavras
  • pela atribuição de um significado ao som das palavras
  • pela manipulação do aparelho fonador (músculos) de maneira a produzir palavras
  • pela compreensão das regras de sintaxe pela experiência

Na música, essa compreensão passa:

  • pelo contacto com as propriedades do som (usualmente associados à cultura expecífica dos progenitores)
  • pelo manipulação (guiada) dos fenómenos musicais, utilizando para isso os músculos.
  • pela reconhecimento auditivo dos fenómenos sonoros
  • pela compreensão auditiva de regras formais, harmónicas, rítmicas, melódicas (implícitas na música)

Porque ambas implicam o domínio de competências:

  • Na linguagem, saber expressar-se implica articular músculos ao nível da motricidade fina (oromotricidade). Falar é uma actividade performativa.
  • Na música espera-se que quem aprende seja capaz de articular músculos ao nível da motricidade fina (vocal ou instrumental). Fazer música (tocar/cantar) é uma actividade performativa

Porque ambas se manifestam em três níveis:

  • Escuta/Oralidade
  • Leitura
  • Escrita

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