terça-feira, novembro 14, 2006

Histórias de Cantar

Já está disponível o livro + CD com canções infantis (12 no total) mais aguardado do ano!

Margarida Fonseca Santos

Informações: Juventude Musical Portuguesa
Av. Da Liberdade, 13, 2º Dto. 1250-139 Lisboa
Tel. 213573131/Fax 213543330
www.jmp.pt
mail: jmp@jmp.pt

O papel do ditado na aquisição de competências musicais

No ensino especializado, os ditados são estratégias usadas com frequência por muitos professores de música com o fim aparente de desenvolver competências musicais.

No entanto, e ao contrário do que muitos professores pensam, todo e qualquer ditado tem como único fim a medição do grau de desempenho do aluno nas diversas competências (melódicas, rítmicas, tonais, não tonais..). É relativamente fácil entender as razões que suportam esta ideia:
  1. Os mecanismos cognitivos envolvidos na tarefa são inversos aos usados para ler;
  2. Ao contrário da capacidade de ler, que é uma competência com um grau de utilidade muito elevada quando avaliamos aquilo que são as necessidades de aprendizagem de uma criança no ensino especializado, a capacidade de escrever não tem 'nenhum' valor prático óbvio e directo.
Daqui resultam também algumas implicações para a prática da Iniciação/Formação Musical:
  1. O tempo precioso que se gasta a fazer desenvolver os mecanismos associados à escrita, poderiam ser melhor utilizados se empregues no desenvolvimento de competências sensoriais e de leitura;
  2. O peso que é dado à escrita na avaliação de um aluno no ensino especializado está completamente afastado da noção de utilidade, valorizando e desviando a nossa atenção para uma competência 'inútil' em deterimento de outras com maior utilidade.
Portanto, defender que fazer ditados é importante para o desenvolvimento musical é estar afastado dos reais processos cognitivos envolvidos no acto de aprender música.
Google