sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Competências Sensoriais - RITMO I

A aprendizagem dos elementos musicais que constituem o que chamamos de Ritmo está directamente relacionada com as sensações físicas de equilíbrio, peso e movimento corporal.

Portanto, as competências relacionadas com a pulsação/tempo, a divisão da pulsação (binária/ternária), a memória rítmica e a poliritmia (vários níveis rítmicos em simultâneo), deverão ser aprendidas justamente a partir das sensações físicas que o nosso corpo já conhece.

As actividades a usar para desenvolver este tipo de competências deverão envolver muito mais do que as típicas 'palminhas'! A diversidade das actividades relacionadas com o Ritmo deverá incluir jogos de movimento corporal e deslocação espacial que envolvam o corpo todo e não apenas os membros superiores.

No caso do trabalho com crianças devemos levar em conta a menor dimensão dos membros, a localização mais baixa do centro de gravidade e a maior velocidade do batimento cardíaco. Portanto os cuidados a ter deverão envolver:
  1. Escolher frases com um tamanho e uma regularidade adequadas
  2. Escolher um tempo adequado ao ritmo interno e às características físicas da criança (usualmente mais rápido do que o dos adultos)
  3. Escolher padrões rítmicos que as crianças possam repetir (levando em conta as características físicas das crianças)
  4. Escolher movimentos 'naturais' para a criança

Sem comentários:

Google