sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Ensino da Música para Crianças - Princípios Pedagógicos II


Organizar as actividades em função de objectivos comportamentais e não o contrário

A tendência de professores inexperientes ao planificarem as suas aulas é pensar prioritariamente em descobrir actividades engraçadas e cativantes, mais do que nas vantagens pedagógicas ou no valor pedagógico dessas actividades. Um ensino de qualidade não ignora a importância da escolha de actividades interessantes para as crianças, mas apenas pensa nas actividades depois do objectivo comportamental estar definido. As actividades mais do que divertirem as crianças, deverão levar as crianças a ser capazes de fazer algo de novo.

Se todas as actividades forem pensadas como 'Jogo' as crianças vão sentir-se mais motivadas para participar e aprender
Fazer isto significa mais do que apenas fazer Jogos na aula. Este princípio pedagógico tem implicações sobretudo para a forma como o professor aborda cada actividade. Se as crianças sentirem que em cada actividade os pressupostos envolvidos são os mesmos que estão na base dos jogos que elas realizam entre elas, vão sentir-se motivadas e empenhadas no processo de aprendizagem. Estes pressupostos são:

  • 1. redução da carga negativa atribuída ao erro,
  • 2. possibilidade de fazer várias tentativas para acertar/fazer bem,
  • 3. o objectivo a atingir é muito claro,
  • 4. todas as crianças se vêem como estando ao mesmo nível, não havendo diferenças de potencial entre elas.

A tarefa do bom professor é fazer realçar todos estes pressupostos em cada actividade realizada na aula.

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