A dúvida surge quando se debatem questões progamáticas. Enquanto professores de música devemos organizar as nossas actividades em função de competências a desenvolver ou de conteúdos a ensinar?
Nos próximos posts serão apresentadas as enormes vantagens de pensar e organizar as práticas a partir de competências.
1. O ensino da música é eminentemente prático. Logo, a perspectiva de ensino deve ser centrada em competências a desenvolver, no que cada aluno deve ser capaz de fazer em cada momento de aprendizagem, e não em conteúdos vagos e generalistas, muitas vezes dissociados da prática musical.
2. Ter uma perspectiva de ensino centrada em competências põe em evidência o aluno, as suas necessidades específicas e o seu desenvolvimento individual, face a um conjunto de competências comuns a todos os alunos inseridos no mesmo quadro de aprendizagem.
Nos próximos posts serão apresentadas as enormes vantagens de pensar e organizar as práticas a partir de competências.
1. O ensino da música é eminentemente prático. Logo, a perspectiva de ensino deve ser centrada em competências a desenvolver, no que cada aluno deve ser capaz de fazer em cada momento de aprendizagem, e não em conteúdos vagos e generalistas, muitas vezes dissociados da prática musical.
2. Ter uma perspectiva de ensino centrada em competências põe em evidência o aluno, as suas necessidades específicas e o seu desenvolvimento individual, face a um conjunto de competências comuns a todos os alunos inseridos no mesmo quadro de aprendizagem.
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