sexta-feira, maio 04, 2007

Entrevista escandalosa

Entrevista sobre o ensino artístico na revista de artes Obscena, concedida por Jorge Ramos do Ó, que elaborou o relatório sobre o Ensino Artístico em Portugal.

É escandalosa a falta de clareza no discurso apresentado. É tanto mais escandalosa visto tratar-se de um professor universitário e um investigador (pelo menos é apresentado como tal!). Fica também claro que não estudou música, que não tem noção do que está envolvido no processo de aprender um instrumento, e pior!, que não tem qualquer conhecimento da literatura referente à Pedagogia Musical e Psicologia da Música. No mínimo, se é um investigador saberá que só depois de ler a extensa bibliografia disponível se deverão apontar caminhos, propostas e hipóteses credíveis.

Enfim, fica aqui a entrevista e mais um outro artigo relacionado com o mesmo assunto.

Muito obrigado à revista Obscena por nos dar a conhecer a mente por detrás do já polémico relatório sobre o ensino especializado.


3 comentários:

Rita Maia e Silva disse...

Fiquei mal disposta... é uma besta!!!
Mas como são todos uma cambada de ignorantes, é mais uma voz com autoridade na matéria.Acho que ultrapassa a falta de leitura de literatura sobre música. São uma série de ideias e preconceitos pessoais vomitados cá para fora sob uma linguagem pseudo-científica.Imagina agora se todo o vulgar transeunte resolvesse despejar a sua opinião sobre a matéria, apesar de pouco saber sobre ela. E se os resolvessem levar a sério? Penso que o problema não é só dele, é de quem os leva a sério.

MF disse...

Obrigada pela informação!

Helena Lima disse...

helena lima
É interessante ler e imaginar o que será a refundação proposta por tão douta personagem... Aconselho vivamente a todos a quem o ensino da música preocupa e ocupa a ler o relatório de avaliação do ensino artístico especializado, da co-autoria do "especialista" Ramos do Ó, com calma e muita paciência. Mas é fundamental que leiam e que exijamos todos um verdadeiro debate público, onde os erros possam ser claramente apontados e se possa ainda evitar uma refundação que será a total desestruturação do ensino da música, pelo menos a avaliar pelo que no relatório está explícito e pelo que esta entrevista "obscena" deixa transparecer (já agora, parabéns à revista que é fantástica). Quem quiser pode ainda ler (é mais curto, mais conciso e objectivo) o parecer elaborado pela Escola de Música do Conservatório Nacional, que se encontra no site da escola.

Google