sexta-feira, maio 30, 2008

Forte atracção pelo instrumento

Um dos factores de sucesso na aprendizagem é o grau de atracção que a criança sente pelo instrumento que está a tocar (Kemp & Mills, 2002).

As crianças que ‘adoram’ o seu instrumento, tendem a gastar mais tempo a estudar, tendem a estabelecer objectivos pessoais relacionados com o instrumento e a desenvolver motivação intrínseca mais cedo.

As crianças a quem falta esta relação de atracção com o instrumento sentem muito mais dificuldades em lidar com uma aula que correu mal, com um problema técnico que não consegue superar, e tendem a estudar apenas o necessário (e às vezes nem isso). Para estas crianças, o instrumento não é mais que um objecto estranho.

É por esta razão que deveriam ser as crianças a escolher o instrumento que vão aprender (uma escolha consciente baseada no conhecimento prático das várias opções) e não fazer depender o processo de selecção da vontade dos pais ou do interesse da escola



Kemp, A. & Mills, J. (2002) Musical Potential. In McPherson, G.E. & Parncutt, R. (Eds) The Science and Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press

Sem comentários:

Google