Muitos professores de música sentiram a necessidade de aprender um ou mais métodos, teorias de ensino/aprendizagem, metodologias... ou apenas informar-se acerca deste ou daquele pedagogo ou teórico, para desenvolverem competências de ensino que os faria melhor preparados para dar aulas.
Contudo, é recorrente observar que os métodos/teorias são apresentados (todos eles) como ideais, infalíveis e os pedagogos como 'sábios' insuspeitos, reprimindo assim, de certa forma, o desenvolvimento do espírito crítico e de uma opinião pessoal por parte do professor sobre o dito método e pedagogo.
No entanto, para um professor ser bem sucedido no seu trabalho como formador precisa, mais do que conhecer como funcionam os métodos ou as teorias, compreender os princípios pedagógicos, as motivações psicológicas e os objectivos procedimentais por detrás de cada método/teoria. Só dessa forma saberá como aplicar esse método ou essa teoria às necessidades específicas de aprendizagem que cada criança/aluno demanda.
Contudo, é recorrente observar que os métodos/teorias são apresentados (todos eles) como ideais, infalíveis e os pedagogos como 'sábios' insuspeitos, reprimindo assim, de certa forma, o desenvolvimento do espírito crítico e de uma opinião pessoal por parte do professor sobre o dito método e pedagogo.
No entanto, para um professor ser bem sucedido no seu trabalho como formador precisa, mais do que conhecer como funcionam os métodos ou as teorias, compreender os princípios pedagógicos, as motivações psicológicas e os objectivos procedimentais por detrás de cada método/teoria. Só dessa forma saberá como aplicar esse método ou essa teoria às necessidades específicas de aprendizagem que cada criança/aluno demanda.
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