segunda-feira, maio 08, 2006

Ouvir o baixo

É uma tendência natural, a de prestar atenção à melodia mais aguda em deterimento dos outros elementos melódicos que possam surgir em simultâneo. Portanto, pode dizer-se que a capacidade para ouvir e entender o baixo, ou a linha melódica mais grave de um excerto musical, não surge pelo mero contacto com o som, mas depende de uma aprendizagem orientada, formal.

Para fazer desenvolver esta competência, o professor tem de ensinar a 'focar' a atenção dos alunos na linha mais grave. Um modo mais simples do que apenas tocar um agregado ou um acorde e pedir para cantar a nota mais grave, passa por tocar um encadeamento de acordes onde a linha do baixo tenha características melódicas próximas das que costumam surgir nas vozes mais agudas (graus conjuntos e eventualmente saltos de 3ª), e não as que são mais comuns (saltos de 4ª e 5ª - V - I - IV). Desse modo vai ser mais fácil para os alunos: 1. 'focarem' a atenção e 2. não perderem o 'contacto' com a linha do baixo.

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