terça-feira, fevereiro 27, 2007

Dicas de Pedagogia

Com o fim de poder ajudar os professores de música (instrumental, iniciação musical, formação musical, ensino genérico, ensino especializado e outros) a encontrar soluções pedagógicas para os problemas que surgem nas aulas quer do ponto de vista técnico (como ensinar cadências, células, como ajudar os alunos a fazer ditados melódicos, como ajudar o aluno a diminuir os níveis de stress nas audições, ajudar a resolver um problema motor no aprendizagem do instrumento, problemas de afinação...) como ao nível das relações interpessoais, gestão do grupo e outras similares; vai ser disponibilizado um consultório de pedagogia on-line.

O procedimento é simples, basta enviar para a morada abaixo disponibilizada uma mensagem. Apresente o problema e receberá dois tipos de mensagem: 1. a pedir mais informação; 2. a apresentar uma proposta de solução.

consultor.pedagogia@sapo.pt


sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Competências Sensoriais - RITMO I

A aprendizagem dos elementos musicais que constituem o que chamamos de Ritmo está directamente relacionada com as sensações físicas de equilíbrio, peso e movimento corporal.

Portanto, as competências relacionadas com a pulsação/tempo, a divisão da pulsação (binária/ternária), a memória rítmica e a poliritmia (vários níveis rítmicos em simultâneo), deverão ser aprendidas justamente a partir das sensações físicas que o nosso corpo já conhece.

As actividades a usar para desenvolver este tipo de competências deverão envolver muito mais do que as típicas 'palminhas'! A diversidade das actividades relacionadas com o Ritmo deverá incluir jogos de movimento corporal e deslocação espacial que envolvam o corpo todo e não apenas os membros superiores.

No caso do trabalho com crianças devemos levar em conta a menor dimensão dos membros, a localização mais baixa do centro de gravidade e a maior velocidade do batimento cardíaco. Portanto os cuidados a ter deverão envolver:
  1. Escolher frases com um tamanho e uma regularidade adequadas
  2. Escolher um tempo adequado ao ritmo interno e às características físicas da criança (usualmente mais rápido do que o dos adultos)
  3. Escolher padrões rítmicos que as crianças possam repetir (levando em conta as características físicas das crianças)
  4. Escolher movimentos 'naturais' para a criança

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Links interessantes

Lista de links interessantes relacionados com o Ensino da Música, com a Pedagogia ou Psicologia Musicais.

Musical Perceptions

Sound and Mind

Music Teachers Helper

Arts Education - Com acesso livre a alguns artigos do British Journal of Music Education

Jonathan Savage

Roger Bourland

Teaching Music Theory with Theory Time

Catalysts and Connections - Expanding Dialogue in Music Education

Music Therapy

The Musical Crematorium

CIPEM

APEM

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Ensino da Música para Crianças - Princípios Pedagógicos II


Organizar as actividades em função de objectivos comportamentais e não o contrário

A tendência de professores inexperientes ao planificarem as suas aulas é pensar prioritariamente em descobrir actividades engraçadas e cativantes, mais do que nas vantagens pedagógicas ou no valor pedagógico dessas actividades. Um ensino de qualidade não ignora a importância da escolha de actividades interessantes para as crianças, mas apenas pensa nas actividades depois do objectivo comportamental estar definido. As actividades mais do que divertirem as crianças, deverão levar as crianças a ser capazes de fazer algo de novo.

Se todas as actividades forem pensadas como 'Jogo' as crianças vão sentir-se mais motivadas para participar e aprender
Fazer isto significa mais do que apenas fazer Jogos na aula. Este princípio pedagógico tem implicações sobretudo para a forma como o professor aborda cada actividade. Se as crianças sentirem que em cada actividade os pressupostos envolvidos são os mesmos que estão na base dos jogos que elas realizam entre elas, vão sentir-se motivadas e empenhadas no processo de aprendizagem. Estes pressupostos são:

  • 1. redução da carga negativa atribuída ao erro,
  • 2. possibilidade de fazer várias tentativas para acertar/fazer bem,
  • 3. o objectivo a atingir é muito claro,
  • 4. todas as crianças se vêem como estando ao mesmo nível, não havendo diferenças de potencial entre elas.

A tarefa do bom professor é fazer realçar todos estes pressupostos em cada actividade realizada na aula.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Ensino da Música para Crianças - Princípios Pedagógicos I

Todas as crianças têm potencial para aprender música
Algumas precisam mais tempo que outras para aprender, precisam que o professor repita experiências significativas um maior número de vezes, mas todas as crianças têm potencial para adquirir competências musicais.

Só é possível ensinar música se as actividades realizadas forem eminentemente musicais
A aquisição de competências musicais não depende de explicações verbais, imagens visuais, esquemas, metáforas, analogias ou desenhos. A verdadeira compreensão dos fenómenos sonoros só é possível quando se orienta o atenção da criança para o som, para as suas propriedades e para a forma como evoluem no tempo os seus elementos. Assim sendo, só a vivência de experiências musicais marcantes que se aproximam da 'música real' pode levar as crianças a aprender o que é música.

Partir do que as crianças conhecem para aprender coisas novas
Não se pode assumir que é na primeira aula de música (formal) que as crianças vão começar a aprender música. As crianças já tiveram muitas experiências 'musicais' antes de ver o primeiro professor de música: já dançaram com música, aprenderam canções, cantaram interiormente, marcaram um ritmo em simultâneo com uma música... Por esta razão, o professor ao ter consciência da existência de um historial de experiências musicais, deve partir do que a criança já consegue fazer para fazer desenvolver novas competências. Ao fazer isto, o professor facilitará a integração de novas competências e novas aprendizagens.
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