segunda-feira, março 24, 2008

Edwin Gordon - Testes de Aptidão ii

Foi dito já que os testes foram desenhados, elaborados, testados e validados com um fim, o de medir o grau de Aptidão Musical. Foi dito também que Gordon defende que com a devida orientação formal a aptidão musical pode desenvolver-se, estando apenas limitada por um limite temporal máximo, os 9 anos de idade.

No entanto, a discussão não está centrada na validade dos testes de Gordon, mas sim na utilização dos seus testes para um fim diferente do fim para o qual foram criados, testados e validados. E nesse outro campo, não pode ser reconhecida validade aos testes de Gordon, pelas razões apresentadas nos posts anteriores.

É, portanto, necessário desenhar, elaborar, testar e validar um outro instrumento de selecção , um que seja adequado para ser utilizado pelas escolas, conservatórios, academias... Até haver um teste com estas características será que devem utilizar-se os testes de Gordon para seleccionar alunos, visto estes terem sido testados e validados (mesmo que para outro fim)?

NÃO. Tal como não utilizamos um copo de cristal, por muito perfeito que seja para um fim outro que não o de acomodar um qualquer líquido (o copo foi elaborado e testado para esse fim), não faz sentido utilizar uma bateria de testes que foi desenhada e testada com o fim de medir aptidão musical para medir potencial de aprendizagem musical (e instrumental) para fins de selecção, numa escola de ensino especializado.

Para efeitos de selecção deverão ser utilizados (garantindo maior suscesso, mesmo que ainda não testados ou validados) testes que permitam aos avaliadores medir o potencial de progressão efectiva que aluno terá ao fim de alguns anos. E para este fim, tal como é reforçado pela bibliografia apresentada abaixo, mais importante do que a medida de aptidão de um aluno, devem medir-se as atitudes do aluno ao longo de um processo de aprendizagem, competências meta-cognitivas utilizadas, o grau de interesse e motivação apresentados perante dificuldades de aprendizagem, visto que são estes os dados que dão melhores garantias aos professores e à escola de como será o comportamento dos alunos ao longo da aprendizagem musical.



Brandler, S. & Rammsayer, T.H. (2003) Differences in Mental Abilities between Musicians and Non-Musicians, Psychology of Music, 31(2), 123-138


Davidson, J.W., Howe, M.J.A., Sloboda, J.A.
(1997) Environmental Factors in theDevelopment of Music Performance Skill over the Life Span. In Hargeaves, D.J & North, A.C. (Eds.), The Social Psychology of Music,
New York: Oxford University Press

Dweck, C.S. & Molden, D.C. (2005) Self-Theories: Their Impact on Competence, Motivation and Acquisition. In Elliot, A.J. & Dweck, C.S. (Ed.) The Handbook of Competence and Motivation. New York: The Guilford Press

Lamont, A., Hargreaves, D.J., Marshall, N.A. & Tarrant, M.
(2003) Young people’s
music in and out of school, British Journal of Music Education, 20(3), 229-241

Howe, M.J.A., Davidson, J.W. & Sloboda, J.A. (1998) Innate talents: Reality or Myth? Behavioural and Brain Sciences, 21, 399-442

McPherson, G.E. (1997) Giftedness and Talent in music. Journal of Aesthetic Education, 31(4), 65-77

Maehr, M.L., Pintrich, P.R. & Linnenbrink, E.A. (2002) Motivation and Achievement. In Cowell, R. & Richardson, C. (Eds.), The New Handbook of Research on Music Teaching and Learning.
New York: Oxford University Press

O’Neill,
S.A. & McPherson, G.E. (2002) Motivation. In Parncutt, R. & McPherson, G.E. (Eds.), The Science & Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press

Schultheiss, O.C. & Brunstein, J.C.
(2005) An Implicit Motive Perspective on Competence. In Elliot, A.J. & Dweck, C.S. (Ed.) The Handbook of Competence and Motivation.
New York: The Guilford Press

Sloboda, J. A. & Davidson, J.
(1996) The young performing musician. In Deliège,
I. & Sloboda, J. A. (Eds.) Musical Beginings. New York: Oxford University Press


Smith, B.P.
(2005) Goal orientation, implicit theory of ability, and collegiate instrumental music practice.
Psychology of Music. 33, 36-57

Sem comentários:

Google