quarta-feira, outubro 01, 2008

Eu toco Flauta de Bisel


Livro/CD ‘Eu toco flauta de Bisel’, de Joana Amorim e Vasco Negreiros.




Descrição e enquadramento do Livro/CD

O presente livro, editado pela AvA Musical Editions, com o apoio do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tem duas valências:

  • Ser a base da iniciação à Flauta de Bisel em conservatórios e Escolas de Música;
  • Ser a base da iniciação musical no 1º ciclo.

Isto porque, além de oferecer formação instrumental, contém um vasto leque de actividades e de informações no âmbito da iniciação musical.

O livro traz tanto estudos preparatórios e jogos didácticos, como arranjos de muitas canções infantis e lengalengas, para duas flautas (aluno e professor), flauta e piano (aluno e acompanhador) e trio de alunos, além de três canons. O facto de as mesmas obras aparecerem em várias versões permite que estas sejam combinadas favorecendo apresentações mais interessantes.

No CD anexo, aluno e professor encontrarão gravação de todas as obras do livro, assim como só dos seus acompanhamentos, permitindo ao aluno tocar acompanhado pelo CD.

A composição dos acompanhamentos procurou abrir o espectro de estilos, possibilitando contacto com uma ampla panóplia de experiências estético-musicais, sem perder de vista tanto as preferências próprias das idades para as quais o livro se destina como os objectivos pedagógicos que o motivam.

Além disso, o livro está ilustrado com imagens alusivas ao conteúdo das canções (contornos que podem ser coloridos pelos alunos), assim como com a presença de duas personagens, um menino e uma menina, que acompanham toda a aprendizagem.

Para ouvir uma pequena selecção clique AQUI


Curricula dos autores

Joana Amorim

Tendo nascido em Faro, viveu a partir dos 2 anos de idade em Lisboa, onde iniciou a sua formação musical na Juventude Musical Portuguesa, aprendendo inicialmente piano e logo flauta de bisel, instrumento com que concluiu o curso complementar do Conservatório Nacional de Lisboa em 1992.


Na Conservatório Real de Haya (Holanda), continuou os seus estudos de flauta de bisel com Ricardo Kanji, seguindo os de traverso barroco, com Wilbert Hazelzet e Barthold Kuijken, concluídos em 2000.


É professora no Conservatório Nacional de Lisboa desde 2001, onde vem acumulando vasta experiência na iniciação à flauta de bisel. Actua com frequência como flautista, solista ou em orquestras barrocas, tendo levado o concerto didático «No tempo em que os Instrumentos falavam», com Joana Bagulho e Pedro Oliveira, a crianças de todo o país. Em 2007 conclui o seu mestrado na Universidade de Aveiro, versando sobre a sonata incompleta BWV 1032 de Johann Sebastian Bach.



Vasco Negreiros

Tendo nascido em Portugal, emigrou para o Brasil aos dez anos de idade, onde iniciou ao piano os seus estudos de música. Mais tarde, estudou viola d’arco e canto, tendo-se especializado em Direcção Coral.


Na Alemanha, concluiu o curso de Direcção na Musikhochschule Karlsruhe, seguindo Pós-Graduação, também em Direcção, na Musikhochschule de Mannheim-Heidelberg. Na Universidade de Aveiro, onde é professor e coordenador da Área Vocacional de Teoria e Formação Musical, concluiu em 2005 Doutoramento sobre o Livro de varios motetes de Frei Manuel Cardoso.


Como maestro, dirige regularmente o Vocal Ensemble, colaborando como convidado com diversas orquestras, no país e no estrangeiro. Desde 1998 é professor no Curso Internacional de Música Antiqua de Daroca (Espanha), oferecendo pontualmente ainda diversos outros Master Courses e palestras, tanto em Direcção como em Educação Musical e em Musicologia.


Enquanto compositor, vem trabalhando tanto na área erudita como também na popular, como autor de arranjos. Tem editados dois livros pela Universidade de Aveiro («Explorando a Motívica Rítmica Europeia» e «Introdução às Figuras da Retórica Poético-Musical») e dois CDs («Brasil Barroco», com o ensemble de mesmo nome, e o CD triplo «Livro de varios motetes e ovtras covsas», à frente do Vocal Ensemble), além de diversos artigos especializados.


Recomendações

António Carrilho, flautista:

Chegou finalmente um livro divertido para aprender flauta de bisel!

A compilação de canções populares, numa recolha de Joana Amorim e harmonizadas por Vasco Negreiros, parte integrante do universo das crianças, surge como resposta à falta de métodos para a aprendizagem deste instrumento.


Desde a linguagem utilizada até às explicações técnicas, a forma em que a dupla Amorim/Negreiros aborda a flauta de bisel acontece com uma fluidez e naturalidade que estimula a vontade de aprender a tocar flauta.

A pesquisa e anos de experiência de ensino de Joana Amorim a crianças ainda no pré-escolar e no primeiro ciclo deu frutos! Os acompanhamentos para o professor (em flauta contralto)/acompanhamentos ao piano (por Vasco Negreiros), mergulham-nos num universo musical pleno: abordando a música antiga, contemporânea, o jazz, a música popular…, dá ao aluno uma perspectiva global dos mais díspares estilos, das mais diversas métricas e caracteres.

Eis o método que todos nós deveríamos ter tido quando ingressámos no mundo musical há mais de 20 anos!


Jorge Castro Ribeiro, etnomusicólogo:

Na minha perspectiva, este livro é um importantíssimo material pedagógico, de grande qualidade, para o ensino da flauta de bisel, que vem colmatar uma falha grave no panorama editorial português nesta área.


Subjacente à concepção desta obra está um sólido princípio de desenvolvimento integral do sentido musical das crianças e da valorização das suas capacidades auditivas, vocais e instrumentais. O processo ensino - aprendizagem é claramente beneficiado por uma linguagem acessível, por estratégias pedagógicas variadas e ricas, e por uma valorização do papel artístico do professor.


Por outro lado, ainda, este livro utiliza com inteligência e sentido didáctico, um conjunto de canções infantis e melodias da memória popular, que contribuem positivamente para o seu enaltecimento e manutenção colectiva


Agenda de Lançamento e de apresentações:

· 9 de Outubro de 2008, às 16:30: Lançamento do livro no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, por António Carrilho e Jorge Castro Ribeiro;

· 9 de Outubro de 2008, às 19:30: Apresentação do Livro no Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, por António Carrilho;

· 10 de Outubro de 2008, às 18:30: Lançamento do livro na livraria Braço de Prata,Lisboa, por António Carrilho;

· 11 de Outubro de 2008, às 10:00: Apresentação do livro nno Conservatório Regional de Faro, por António Carrilho;

· 11 de Outubro de 2008, às 17:00: Apresentação do livro na livraria Gupi, Algés, pelos autores;

· Estão previstas outras apresentações do livro em Leiria, Faro, O de Mira e outras cidades, mas ainda sem data exacta atribuída.


Contactos:

AvA Musical Editions (Editor Nuno Fernandes):
info@editions-ava.com; Telf. 213875087

Vendas: www.editions-ava.com

Joana Amorim:
jnamorim@gmail.com; Telf: 218142336/967726480

Vasco Negreiros:
vnegreiros@ua.pt; Telf: 234328006/960288297



1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns! Felicito-vos não só pela vossa carreia musical mas também pelo lançamento da vossa obra " Eu Toco Flauta de Bisel". Gostaria de conhecer o livro no sentido de poder aplica-lo nas aulas com os meus alunos. Dá-nos algum conforto moral e estímulo para continuar, quando sabemos que há alguém a investigar e a publicar, renovando os métodos e a pedagogia. É uma boa forma de reafirmar socialmente o valor da "flauta de bisel" na Educação Musical das nossas crianças. Penso que seria útil fazerem a apresentação do livro na Madeira.Como sugestão proponha que contactassem o "Gabinete Coordenador de Educação Artística" da Secretaria Regional de Educação. Telef:291203050Director,Carlos Gonçalves Cumprimentos!
Manuel C. Vitúrio Baptista
Professor de Ed. Musical, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros, Funchal

Google