sexta-feira, março 17, 2006

O dilema da escolha do instrumento...

A escolha de um instrumento depende de factores passionais.

No panorama que encontramos hoje nas escolas de ensino especializado, onde há um crescente número de admissões por parte de crianças, os factores passionais são sobretudo determinados pelos factores passionais dos pais. Assim, a escolha recai usualmente no instrumento que o pai ou a mãe gostariam de ter estudado, aprendido, ou que por alguma outra razão emocional (e financeira) escolhem para os filhos. Este lamentável processo de projecção prejudica as crianças, na medida em que o trabalho e o estudo que são necessários para desenvolver competências técnicas e musicais estão presos por um fio ténue que é: querer agradar ao pai/mãe.

Os resultados serão superiores a todos os níveis (evolução técnica e musical, níveis superiores de quantidade/qualidade de trabalho efectuado em casa, motivação para vencer barreiras técnicas e musicais...) se a escolha de um instrumento por parte de uma criança corresponder às suas paixões. Para poder fazer uma escolha consciente a criança, idealmente, deverá ouvir e experimentar um largo leque de instrumentos.

Quantos de nós não teríamos escolhido conscientemente outro instrumento para estudar, se tivessemos a oportunidade de escolha quando começámos os nossos estudos?

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