quarta-feira, março 15, 2006

O que é 'saber música'?

'Saber música' é uma expressão do quotidiano e que é vulgarmente utilizada para identificar alguém que sabe ler a notação músical. Algumas pessoas acham que até conseguem tocar algumas melodias num qualquer instrumento, mas como não conseguem entender a notação rítmica, ou descobrir as notas escritas numa partitura em clave de fá, concluem prontamente que não sabem música.

Esta ideia tão enraizada na sociedade que o 'saber música' está associado à compreensão da notação musical tem origem, em parte, na mudança de plano que a música e os músicos passaram a ter em meados do século XIX. Está também relacionada com os elevados níveis técnicos e musicais que são exigidos para tocar a música dos nossos dias. A importância crescente dada quer à história quer aos objectos históricos, fez crescer também o valor relativo daquilo que em tempos foi simplesmente o 'registo escrito' para fins práticos para níveis muito próximos da sacralização.

No entanto, estará o conceito vulgar desta expressão correctamente aplicado?

Se pensarmos que a música é um fenómeno cuja compreensão e execução depende de sensações auditivas, e que alguém que toca um instrumento (seja ele qual fôr, qualquer que seja o tipo de música) em termos práticos o que faz é manipular o instrumento de modo a produzir o tipo de construção sonora que deseja (ao nível da melodia, da harmonia, ou do ritmo...), mesmo que o faça sem o recurso à descodificação da partitura!, não será essa pessoa alguém que 'sabe música'?

Sem comentários:

Google