segunda-feira, setembro 03, 2007

Metacognição e Aprendizagem Musical I

Um estudo de Hallam (2001) salienta a necessidade de desde muito cedo no processo de aprendizagem de um instrumento se ensinar as crianças a 'aprender a aprender'. Isto inclui:
  1. Aferir o que é necessário fazer para 'montar' uma peça
  2. Identificar pontos onde poderão surgir dificuldades
  3. Reconhecer erros
  4. Controlar e avaliar o progresso no trabalho
  5. Tomar as acções apropriadas para superar os problemas que surjam
Quando as crianças adquirem estas competências tornam-se mais autónomas e mais eficazes no seu estudo em casa. O impacto deste tipo de conhecimento revela-se também na velocidade com que as crianças evoluem.

Segundo Hallam, a aquisição deste tipo de competências é tão importante como a aquisição de competências auditivas ou motoras, e determinante para o sucesso da aprendizagem.


Hallam, S. (2001) The Development of Metacognition in Musicians: Implications for Education. British Journal of Music Education, 18(1), 27-39



Sem comentários:

Google