Um estudo de Hallam (2001) salienta a necessidade de desde muito cedo no processo de aprendizagem de um instrumento se ensinar as crianças a 'aprender a aprender'. Isto inclui:
- Aferir o que é necessário fazer para 'montar' uma peça
- Identificar pontos onde poderão surgir dificuldades
- Reconhecer erros
- Controlar e avaliar o progresso no trabalho
- Tomar as acções apropriadas para superar os problemas que surjam
Quando as crianças adquirem estas competências tornam-se mais autónomas e mais eficazes no seu estudo em casa. O impacto deste tipo de conhecimento revela-se também na velocidade com que as crianças evoluem.
Segundo Hallam, a aquisição deste tipo de competências é tão importante como a aquisição de competências auditivas ou motoras, e determinante para o sucesso da aprendizagem.
Segundo Hallam, a aquisição deste tipo de competências é tão importante como a aquisição de competências auditivas ou motoras, e determinante para o sucesso da aprendizagem.
Hallam, S. (2001) The Development of Metacognition in Musicians: Implications for Education. British Journal of Music Education, 18(1), 27-39
Sem comentários:
Enviar um comentário