segunda-feira, setembro 10, 2007

Peso das Competências de Leitura na Aprendizagem Instrumental

Esclarecimento sobre a importância das competências de leitura na aprendizagem instrumental. Este esclarecimento torna-se necessário, dado que existe alguma confusão sobre o assunto e a tendência para se adotarem posições radicais.

Os pontos essenciais na aprendizagem do instrumento são: A aquisição de competências motoras/auditivas/expressivas (pela ordem que se preferir). Articular a aquisição de todas estas competências em simultâneo é já um desafio e tanto para uma criança.

Aprender também a descodificar a notação musical (sobretudo na fase inicial de aprendizagem) torna-se uma sobrecarga, visto que aprender a ler música implica a aquisição e compreensão de novos signos e adicionar a esse reconhecimento visual a representação SONORA desses signos.

Ao se afirmar isto não se está a defender a não utilização de notação musical na aprendizagem instrumental. Antes, o que se quer reforçar é que enquanto não haver fluência na descodificação da notação musical, a aprendizagem de repertorio não pode partir da partitura. Pedir a uma criança que em simultâneo preste atenção à postura, à colocação dos dedos, a coordenação entre mãos, ao ritmo e à altura de som da melodia que está a tocar, dando atenção também à afinação, à qualidade do som e à inclusão de elementos expressivos... e que por cima de tudo isto descodifique um tipo de notação que articula dois eixos em simultâneo é pedir bastante a uma criança, e é certamente demais para a maioria das crianças que estuda nas nossas escolas de ensino especializado.

Os efeitos nefastos resultantes de se colocar a notação bem cedo - obrigando algumas crianças a ter de tomar decisões sobre a que elementos terá de prestar menos atenção ou a deixar de lado (usualmente a afinação, a qualidade de som, ou ficando com capacidade reduzida para memorizar), levando outras a achar-se desprovidas e a entenderem as suas dificuldades como inatas, resultando estas atribuições na perda de motivação para continuar a aprender - são bem notórios e confirmados por vários estudos, entre os quais o artigo apresentado em 29 de Agosto. Outros estudos sobre o assunto serão apresentados em artigos futuros.

Em face de tudo isto, quando então se deverá inserir a notação?

Quando a sua inclusão não afectar o ritmo de aprendizagem do instrumento.

Quando se tornar uma mais valia e não um problema.

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