A preocupação do professor deve passar por dirigir, canalizar a atenção do aluno para o elemento sonoro que quer ensinar, bem como as características que o compõem.
Se quer ensinar a reconhecer auditivamente o modo maior, não pode distrair a atenção do aluno por dizer coisas do tipo: "não te parece mais feliz, mais alegre?". Ao fazer isto, a atenção do aluno vai transitar do som e das características que compõem aquele pedaço de música em modo maior, para sensações não musicais. Agir assim dificulta, e na grande maioria dos casos impossibilita, a aprendizagem desta competência.
O fenómeno aplica-se a qualquer aprendizagem relacionada com a aquisição de competências auditivas.
Se quer ensinar a reconhecer auditivamente o modo maior, não pode distrair a atenção do aluno por dizer coisas do tipo: "não te parece mais feliz, mais alegre?". Ao fazer isto, a atenção do aluno vai transitar do som e das características que compõem aquele pedaço de música em modo maior, para sensações não musicais. Agir assim dificulta, e na grande maioria dos casos impossibilita, a aprendizagem desta competência.
O fenómeno aplica-se a qualquer aprendizagem relacionada com a aquisição de competências auditivas.