quinta-feira, abril 20, 2006

A minha aluna não sabe ler!

Já há algum tempo que não era confrontado com esta questão pertinente, assunção que dita desta forma, só pode ser produzida por professores de instrumento absolutamente insatisfeitos com o trabalho (mau, como se pode depreender) feito pelo respectivo professor de Formação Musical.

Apesar das minhas dúvidas sobre o grau de responsabilidade que me é aplicado, sempre que um colega descarrega sobre os meus ombros a culpa do atraso de desenvolvimento dos seus alunos, não deixo de procurar confirmar ou desmentir a veracidade ou não da afirmação. E, não raro, encontro alunos com competências de leitura já desenvolvidas e usualmente alunos que ao nível da aprendizagem estão até avançados para a idade.

Então o que falha na maioria dos casos?

1. A transição/junção das competências de leitura às competências motoras que estão a ser adquiridas na aula de instrumento.

2. A falta de entendimento por parte de muitos professores para as características inerentes ao código musical, muito mais complexo que o código associado a uma língua.

3. O desejo de ter os alunos a ler bem e depressa desde cedo, passa para as crianças um nível de stress para as crianças que inibe o seu desempenho.

1 comentário:

Meow disse...

Pois é! Não raras vezes o professor de instrumento delega a responsabilidade dessas "dificuldades" de leitura no professor de Formação Musical. É pena que esses colegas não se apercebam que, por vezes, a falha advém da sua disciplina, i.e., das dificuldades técnicas inerentes ao instrumento...

Google